Microbiologia

Permite a deteção, identificação e quantificação nos diversos produtos biológicos (sangue, urina, fezes, expetoração e outros líquidos orgânicos) de bactérias, fungos e parasitas. Através de métodos avançados de diagnóstico, incluindo a Biologia Molecular, são identificados (no mais curto prazo) os microrganismos responsáveis pela infeção e fornecidos os antibióticos específicos em função do local da mesma.

Imunologia

A Imunologia abrange todas as áreas da Medicina relacionadas com o equilíbrio do organismo e com todos os mecanismos de defesa contra qualquer agente externo ou interno que venha perturbar esse equilíbrio. Assim, deteta a presença de antigénios (substância estranha que induz uma resposta imune) e anticorpos (proteínas do soro que reagem com uma substância estranha). Por vezes, é o próprio organismo que produz esses agentes agressores (doenças autoimunes).

Endocrinologia Laboratorial

A Endocrinologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento das perturbações do funcionamento do sistema endócrino. O sistema endócrino é composto por glândulas que produzem hormonas. As hormonas são transportadas pelo sangue para atuar noutros locais do organismo e, globalmente, são imprescindíveis para um crescimento, desenvolvimento, reprodução e metabolismo normais. Assim, as alterações do funcionamento do sistema endócrino podem ter impacto em todos os sistemas do organismo. Entre as doenças mais importantes da área de intervenção da Endocrinologia estão:

  • Diabetes;
  • Alterações da hipófise e suprarrenais;
  • Alterações da tiroide (hipertiroidismo, hipotiroidismo, nódulos, cancro da tiroide);
  • Alterações do crescimento e desenvolvimento pubertário;
  • Hirsutismo (pelos em excesso nas mulheres);
    Perturbações do ciclo menstrual de causa hormonal;
  • Infertilidade e diminuição do desejo sexual de causa hormonal;
  • Alterações do metabolismo do cálcio;
  • Obesidade.

Química Clínica

A Química Clínica é a ciência e tecnologia que estuda os processos metabólicos que acontecem nos organismos vivos. No caso da Bioquímica Clínica, todos esses conceitos são aplicados na investigação de materiais orgânicos para a perceção de mudanças moleculares que acontecem nas células humanas que geram doenças. Ou seja, é uma grande aliada da medicina na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de enfermidades, oferecendo dados relevantes acerca da saúde do paciente, através de exames laboratoriais.

Monitorização de Fármacos

A Monitorização de Fármacos pode ser definida como uma especialidade clínica multidisciplinar, que visa melhorar a farmacoterapia do paciente, ajustando individualmente a dose de medicamentos para os quais a experiência clínica ou ensaios clínicos têm demonstrado melhores desfechos, tanto na população em geral como em populações específicas (obesos, nefropatas), correlacionando valores de concentração sérica de determinado fármaco com seu efeito clínico.

Hematologia

A Hematologia dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos que intervêm na sua formação. As doenças da área da Hematologia podem envolver:

  • As células do sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas);
  • Outros componentes do sangue;
    Os órgãos hematopoiéticos (medula óssea, gânglios linfáticos, baço).

No âmbito da Hematologia Clínica estão associados, por exemplo, os seguintes problemas de saúde:

  • Anemias;
  • Leucemia;
  • Linfoma;
  • Mieloma múltiplo;
  • Hemofilia;
  • Talassemia;
  • Púrpura trombocitopénica;
  • Alterações da coagulação do sangue;
  • Doenças hemorrágicas e trombóticas.

A Hematologia Clínica é responsável pelos tratamentos de quimioterapia nas doenças oncológicas do sangue, como as leucemias e linfomas.

Virologia

A virologia é uma ciência do ramo da Microbiologia, que estuda os vírus e as suas propriedades. É considerada frequentemente uma parte da microbiologia ou da patologia.

Patologia Molecular
Biologia Molecular

A Patologia Molecular envolve o estudo das bases moleculares da doença e das ferramentas laboratoriais de diagnóstico.

Colheitas ao Domicílio

O serviço de Análises Clínicas ao domicílio do Laboratório Virgílio Roldão está disponível nas áreas geográficas, quer da sede, quer dos postos de colheita. A ele podem recorrer todas as pessoas, em especial os mais idosos, grávidas e/ou pessoas com mobilidade reduzida para, com maior comodidade, realizarem os seus exames.

Este serviço ao domicílio está disponível de segunda a sexta, em horários específicos a acordar, mediante a disponibilidade da equipa de colheitas.

Para a segurança de todos, os nossos técnicos estarão devidamente equipados e protegidos na visita ao domicílio. Se tiver requisição médica, o domicílio é faturado de acordo com a tabela de subsistema de saúde a que pertence o utente.

ECG – Eletrocardiograma

É um exame não invasivo que permite avaliar a função cardíaca. Através do eletrocardiograma – ou simplesmente ECG, como é conhecido, identificam-se eventuais anormalidades no coração como arritmias cardíacas e a deteção precoce de isquémia cardíaca entre outros.

Os batimentos cardíacos são desencadeados por um impulso elétrico, gerado a partir de células especiais que vão ser registados por seis elétrodos colocados no doente ligados a um eletrocardiógrafo que vai gerar um traçado a a ser analisado pelo médico. Este exame tem a duração de cerca de 10 minutos.

Preparação para o exame:

  • Não existe uma preparação especial para a realização do eletrocardiograma. Todavia, no momento de o fazer, deve-se indicar o tipo de medicação e suplementos que se possa estar a tomar, pois alguns deles podem afetar os resultados do teste. Preferencialmente, não se deve fazer qualquer esforço nos últimos 10 minutos antes, nem fumar nos 30 minutos prévios ao exame. Ingerir água fria antes do exame também deve ser evitado, pois pode alterar o traçado obtido.