Preparação para a Colheita

NOTA PRÉVIA: As informações a seguir indicadas referem-se aos requisitos necessários para a generalidade dos casos. Outros requisitos, que ultrapassem as informações contidas nos pontos que se seguem, serão indicados pelo pessoal técnico do Laboratório Virgílio Roldão. Em caso de dúvida não hesite em contactar-nos.

1)     NÃO É NECESSÁRIO EFECTUAR MARCAÇÃO PRÉVIA – Para fazer as suas análises basta dirigir-se ao Laboratório Virgílio Roldão – ou a um dos seus Postos de Colheita – dentro dos Horários de Funcionamento respectivos. Chegando ao local, dirija-se à recepção a fim de ser atendido(a) por um dos recepcionistas. O atendimento faz-se por ordem de chegada.

2)     DEVE FAZER-SE ACOMPANHAR DOS SEGUINTES DOCUMENTOS – Prescrição médica dos exames a realizar – isto é: a Credencial ou a Requisição passada pelo médico; o Cartão de Beneficiário do Utente e, sempre que possível, o Bilhete de Identidade. Se não tiver a prescrição médica mas, apesar disso, pretender fazer as suas análises como particular, não necessita de apresentar os documentos acima referidos.

3)     PREPARAÇÃO GERAL DO UTENTE PARA A COLHEITA:

Para a .COLHEITA DE SANGUE. deve:

·      Fazer um jejum de 12 horas, isto é, após o jantar do dia anterior só pode ingerir água.

·      Apresentar-se em jejum no local de colheitas.

·      Se estiver a tomar medicação, deve consultar o seu médico assistente sobre a forma como deve proceder antes da colheita. Caso a indicação do médico vá no sentido de não interromper a toma dos medicamentos, deverá tomá-los apenas com água. Geralmente, não devem ser tomados xaropes ou emulsões, uma vez que estes podem influenciar o resultado das análises.

Para a .COLHEITA DE URINA. deve:

·         Lavar-se cuidadosamente com sabão.

·         Em jejum, recolher a 1.ª urina da manhã, ou a urina retida na bexiga durante pelo menos 3 horas.
 
·         Após rejeitar o primeiro jacto de urina, faça a colheita directamente para o frasco fornecido pelo laboratório.

·         Evite encostar o frasco à pele.

·         Entregue o frasco no laboratório, até 3 horas após a recolha.