Apresentação


 
        Laboratório Virgílio M. Roldão, Lda.                                                 
 

 

     Laboratório Virgílio Roldão é a designação comercial da empresa Virgílio M. Roldão, Lda., com sede na Avenida Dr. José H. Vareda, N.º 24-A na Marinha Grande (junto ao antigo Posto de Turismo), sendo o Laboratório de Análises Clínicas mais antigo da cidade.

       Foi fundado em 1959 pelo Dr. Virgílio Morais Roldão, que de forma pioneira iniciou esta actividade de reconhecida importância para a Saúde Pública, proporcionando à população e demais agentes de saúde, a possibilidade de efectuar exames clínicos laboratoriais, sem terem de recorrer a cidades vizinhas.

 

     Em homenagem ao seu fundador o nome original do laboratório foi mantido até hoje.

       Em 1988, a Gerência da empresa e a Direcção Técnica do laboratório foram assumidas pela Dra. Filomena Lencastre. Um novo impulso com vista ao progresso lhe é então imprimido e inicia-se uma nova fase da sua história.

 

     Desde então, os serviços prestados foram-se alargando, tornando-se mais especializados, por forma a corresponder ao progresso cientifico que caracteriza esta área da saúde. Foram estabelecidos protocolos de colaboração com outros laboratórios especializados, o que veio aumentar a capacidade de resposta do Laboratório, tanto no que respeita à diversidade dos serviços, como no que toca à sua qualidade.

       Também no âmbito geográfico a sua área de acção foi sendo alargada, podendo também as populações de Batalha, Leiria, São Mamede, Alqueidão da Serra, etc. usufruir dos seus serviços.

       Deste modo e num esforço constante de modernização, o laboratório está actualmente apetrechado com sofisticados equipamentos que lhe permitem desenvolver as seguintes valências: Bioquímica, Hematologia, Microbiologia, Imunologia, Endocrinologia e Toxicologia.

       Como parte deste esforço em 2004 a empresa adquiriu e planificou novas instalações, para as quais se mudou no final do mesmo ano.

 

     No novo espaço, tanto o laboratório como as zonas de atendimento são no rés-do-chão, proporcionando a colaboradores e utentes – incluindo pessoas com mobilidade reduzidaóptimas condições de atendimento, utilização, funcionamento e acesso.

       Como forma de garantir a qualidade dos serviços prestados, atribuindo-lhe definitivamente um cunho de confiança, iniciou-se em 2004 a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade com vista à certificação do laboratório. O processo de Certificação foi concluído em Dezembro de 2006, sendo o Certificado atribuído em Janeiro de 2007.

       Decorridos 50 anos após a sua fundação o Laboratório Virgílio Roldão continua a proporcionar às populações da Marinha Grande e localidades vizinhas, um serviço de reconhecida qualidade cuja imagem de marca continua a ser a simpatia dos seus colaboradores.